Exercício funcional – nova onda ou ciência aplicada?

Set 24, 2021

A nova onda em muitas academias tem sido o chamado “exercício funcional”. Vendido como uma nova modalidade, como algo inovador, capaz de realizar todos os desejos do ser humano.

Mas afinal, o que é exercício funcional? O exercício funcional é algo tão antigo quanto o ser humano, pois nada mais é que movimento natural aplicado ao treinamento. Os gregos e demais povos antigos já faziam exercício funcional correndo e saltando, arremessando e erguendo pedras, arremessando lanças. O homem das cavernas fazia exercício funcional ao matar animais e carrega-los ou ao carregar paus e pedras. Ou um agricultor ao capinar, cortar lenha com machado, roçar mato, etc. faz exercício funcional.

A atividade física como conhecemos, iniciou pelo treinamento funcional, com agachamentos, elevação de pesos, saltos, etc. Surgiram aí os aparelhos de academia e muita coisa foi esquecida, ou jogada num segundo plano, pois o objetivo das academias era encher os espaços de pessoas e ganhar muito dinheiro com isso. Banalizou-se a atividade física e iniciou-se um processo de fabricação em série, o que gerou muitas lesões e outros problemas.

Uma atividade funcional precisa ser muito bem orientada, o que reduz a quantidade de pessoas que podem ser colocadas em uma aula.

Mas os especialistas que sempre atuaram com treinamento de atletas de diversas modalidades, jamais abriram mão dos benefícios dos exercícios funcionais, que vão desde o emagrecimento, definição muscular, melhoria da força, resistência, potência, flexibilidade, prevenção de lesões, melhoria do equilíbrio e muitos outros.

Atletas de todas as modalidades terão com certeza uma melhoria muito grande em seu rendimento e muito menos chances de lesão ao incluírem em sua rotina de treino os exercícios funcionais adequados para sua modalidade.

Qualquer pessoa pode fazer uma atividade funcional, desde que bem orientada e adequada ao ser perfil e suas limitações.

Se você quer experimentar os exercícios funcionais, damos algumas dicas: procure um profissional experiente e com ótima formação; avalie juntamente com este profissional se para o seu caso os exercícios são adequados (adequar os exercícios à sua condição de saúde e capacidade física); procure aulas com número mais limitado de pessoas, pois a qualidade do atendimento é essencial para não termos problemas com estes exercícios;

Boa aula e curta os resultados.

Rogério Luis Muller

Personal Trainer - CREF 000805-G / SC

Rogério Müller

Instagram: https://www.instagram.com/cursosrogeriomuller