Método Pilates e seus princípios

Jul 04, 2022

O método Pilates está fundamentado em alguns princípios que veremos a seguir. Quando não nos atentamos a algum destes princípios, corremos o risco de perder toda a base do método criado por Joseph e consequentemente não alcançaremos todos os benefícios que o método pode nos oferecer.

CONCENTRAÇÃO: “Concentre-se nos movimentos corretos cada vez que executar os exercícios, para que você não os faça de maneira inapropriada e perca todos os seus benefícios”. (Pilates). A concentração é o primeiro dos princípios do Método Pilates, pois através dele que temos a capacidade de coordenar os movimentos, de sentir as ações musculares e determinar o ritmo do movimento de forma segura e correta. Através da concentração é que conseguiremos manter nossa postura, estabilizar as articulações, movimentar os segmentos corporais com precisão e sermos capazes de mantermos os outros princípios.

RESPIRAÇÃO: Segundo Joseph Pilates, respirar é o primeiro e o último ato da vida. Dependemos da respiração para viver, sendo assim, Joseph considerava trágico que a respiração sendo o ato mais importante da nossa vida, não era dominada por completo pelo ser humano, levando em consideração que ele viveu em uma época onde as pessoas viviam em um ritmo de vida muito mais lento do que hoje em dia. Para Joseph, antes de dominar os movimentos deveríamos aprender a respirar corretamente. Ainda declarava que somente aprender a inspirar e expirar não era dominar a respiração e insistia que nos movimentos deveríamos inspirar pelo nariz, profunda e naturalmente, levando o ar aos nossos pulmões, com o cuidado de não deixarmos nosso abdômen inflar.  E ao expirar, devemos fazê-lo até o final, com calma e sem fazer “biquinhos”.

Uma Respiração correta nos auxilia a organizar e nos preparar para o movimento, facilita a flexão da coluna e as torções, auxilia a estabilização da coluna, a estabilização escapular e o controle do movimento.

CENTRALIZAÇÃO: De todos os princípios, o que necessitamos de maior entendimento é a centralização. A centralização é a base da base do método Pilates, Joseph sempre defendeu que o fortalecimento deveria ser feito de dentro para fora, dos músculos mais interiores para os exteriores. A centralização defendida por Joseph vem do que chamava de Power House, que significa casa de força, ou como alguns conhecem o CORE.

O Power House nada mais é do que o complexo de músculos que estão no centro do corpo. Os músculos mais importantes e conhecidos são o transverso do abdômen, multífidos, diafragma e os músculos do assoalho pélvico. O Power House é extremamente importante na manutenção da postura e do equilíbrio do corpo, nos movimentos é ele o qual estabiliza e permite o aluno a realiza-los da maneira mais harmoniosa e controlada. Joseph defendia que toda a força e equilíbrio nascem do Power House.

CONTROLE: Somente conseguiremos obter uma boa postura corporal quando estivermos com o controle perfeito dos mecanismos do corpo. Do mesmo modo que um carro só atinge a sua máxima performance quando todos os mecanismos que o integram funcionam de forma perfeita, o corpo segue a mesma lógica. É necessário que busquemos sempre o máximo controle em cada movimento do método Pilates, do movimento de menor amplitude ao de maior, do mais complexo ao mais simples. Segundo Joseph Pilates todos os exercícios devem ser executados da forma mais coordenada e equilibrada possível, sempre tentando chegar a perfeição do movimento e a fluidez. Na concepção de Joseph é necessário exercitarmos os músculos de menor importância com máximo controle, pois estes músculos ajudaram a fortalecer os mais importantes.

PRECISÃO: “Não muito e não muito pouco” com essa frase de Joseph Pilates podemos definir o que é a precisão no Pilates. Todos os movimentos devem necessariamente ter precisão para trazerem o máximo de resultado. Sempre que falarmos em contração, velocidade, amplitude dos movimentos e houver um exagero ou serem reduzidos, não temos precisão, sendo assim, perderemos o que de melhor o movimento pode nos trazer de resultado. Se um aluno consegue executar 10 movimentos com excelência, não há porque orienta-lo a fazer somente 8 repetições, pois é muito pouco, mas também não devemos deixa-lo fazer 20 repetições. Se metade dessas repetições serão executadas de forma incorreta podendo trazer malefícios ao aluno, então percebemos que a frase “não muito e não muito pouco” é perfeita para entendermos o que é a precisão no Pilates.

No método Pilates a qualidade vem sempre antes da quantidade, o que pode ser uma dificuldade para nossos alunos e até para os professores. Pois vivemos em um mundo onde se dá normalmente mais atenção a quantidade de algumas coisas e não a sua qualidade. Com isso precisamos entender que é preferível menos repetições, com a maior qualidade possível do que, muitas repetições sem qualidade. Devemos sempre buscar um equilíbrio entre quantidade e qualidade.

Fluidez: Se a centralização é a base da base do método Pilates, a fluidez é considerada o objetivo máximo do método. Somente conseguiremos obter a fluidez dos movimentos quando todos os outros princípios tiverem sido alcançados e mantidos nos exercícios. Fluidez é a habilidade de conseguir manter o exercício sem apneia sem paradas e sem movimentos isolados. Temos que conseguir executar o movimento concentrado, com controle, estabilidade, precisão e respirando corretamente. A fluidez é aquele movimento onde quem está olhando tende a achar que é extremamente fácil, devido a harmonia, beleza e eficiência de quem está executando. Para que isso aconteça, nossa musculatura deverá estar em equilíbrio de forças, flexibilidade e mobilidade.

Agora que você conhece os princípios do método Pilates, deve tentar inseri-los em suas aulas. Isto fará com que seus resultados sejam muito superiores. Lembre que no momento que todos os seus músculos estiverem desenvolvidos de maneira correta, o seu corpo executará todos os movimentos da sua vida de maneira menos cansativa e com melhor eficiência. Na medida do possível tente manter seus músculos os mais flexíveis, moveis e fortes que puder. Pois somente músculos grandes não quer dizer que o seu corpo esteja saudável, mas sim a junção de força, flexibilidade e mobilidade, que trará a melhor qualidade de vida para você ou seu aluno.

Guilherme Schwarz Müller

CREF 027189-G/SC

Rogério Müller

Instagram: https://www.instagram.com/cursosrogeriomuller