O QUE É PILATES?

Jul 25, 2022

Não há mais nenhuma dúvida que o Pilates é um sucesso no mundo do exercício físico. Mas afinal, você já parou pra pensar o que este método tem de tão especial? Ele é mesmo algo diferente em termos de exercícios físicos ou é só mais um modismo?

O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, com o objetivo de condicionar seu próprio corpo, uma vez que ele sofria de raquitismo e asma.  Assim, ele foi criando um método que unia um pouco de alguns conceitos orientais, como a concentração, a respiração, a fluidez, com outros conceitos ocidentais de força e alongamento. A partir de 1914 passou a utilizar o método que ele chamou inicialmente de “Contrology”, em outras pessoas, principalmente soldados que retornavam dos campos de batalha com problemas. Em 1926 mudou-se para os EUA e montou seu primeiro estúdio em Nova York, trabalhando basicamente com atletas e bailarinos. Faleceu em 1967 aos 87 anos e desde então seu método passou a ser chamado de “PILATES”.

Muitos se perguntam como pode um método de exercício criado no início do século passado demorar quase 100 anos para virar febre mundial? A resposta é simples: Joseph Pilates estava muito à frente de sua época quando pensou, criou e iniciou os trabalhos com este método.

Primeiramente temos de deixar claro que Pilates é um método de exercício físico que condiciona o corpo e também reabilita.

O segredo dos resultados obtidos por quem segue o método Pilates, está na forma como o exercício é realizado. Todos os movimentos, dos mais simples aos mais complexos, não acontecem por acaso, mas sim, são realizados através da concentração e controle do aluno sobre cada músculo do corpo, o que nos traz de imediato um grande benefício, que é justamente a melhoria da consciência corporal, ou seja, a capacidade que temos de sentir nosso corpo no espaço e no tempo. Parece pouco, mas com a vida agitada que temos hoje em dia, perdemos quase que totalmente esta consciência e isso fica visível a quem inicia o método já na primeira aula, quando nos movimentos mais simples, não conseguimos sustentar o corpo, estabilizar um quadril, ou rodar uma perna sem mover a outra. Percebemos já no primeiro contato com o método o quanto perdemos o controle do próprio corpo e isso é algo a se pensar.

Outro fator que difere o Método Pilates das demais formas de exercício é a questão da respiração, que é fundamental na manutenção de nossa saúde tanto física como emocional, e que nós, principalmente na cultura ocidental, desprezamos e negligenciamos por completo. Um fato é notório ao iniciarmos os exercícios de Pilates: não sabemos respirar, não temos capacidade de sentir o ar que entra e sai de nossos pulmões, não temos domínio sobre nossa respiração. Ela não flui como deveria e junto com ela, nossa energia interior também não flui, e com isso, armazenamos angústias, bloqueamos sentimentos, nos sentimos cansados, sem forças, literalmente com os ombros pesados. Quando começamos a liberar esta respiração e esta energia contida, nos sentimos mais aptos a encarar os desafios do dia a dia, nos sentimos mais leves, conseguimos nos momentos de maior pressão, parar, respirar e seguir em frente.

Quanto à parte muscular, a grande sacada deste método está na realização dos movimentos com fluidez e controle total, ou seja, todos os exercícios são feitos sob controle da nossa mente, onde sentimos os músculos contraindo-se ou estendendo-se, assim como bloqueamos os movimentos de toda a musculatura que deve nos dar equilíbrio e sustentação ao movimento. E justamente nesta questão, isometria (contração da musculatura sem que haja encurtamento ou alongamento da mesma) da musculatura abdominal e do assoalho pélvico, bem como dos músculos das costas e glúteos, é que conseguimos uma melhoria sensacional em nossa postura, sendo possível realinhar a coluna vertebral, eliminando muitas das dores e desconfortos que sentimos no dia a dia.

E finalmente, por serem exercícios de muita intensidade, uma vez que são feitos de forma lenta e em muitos momentos com sustentação de nosso próprio peso corporal, os resultados em termos de estética são fantásticos, pois em uma aula de Pilates trabalhamos sempre com todos os músculos do corpo, dos mais longos aos mais curtos, dos mais externos aos mais internos, contraindo muito intensamente e ao mesmo tempo alongando cada músculo. Isso propicia ao corpo um aspecto saudável, com músculos fortes, bem tonificados, sem exageros de massa muscular, bem alongados e com uma postura ereta.

E por último uma dica importante: O Método Pilates deve ser orientado por profissional que realmente tenha feito cursos sérios nesta área, pois a aplicação deste método exige profundos conhecimentos de fisiologia, anatomia, biomecânica e cinesiologia.  Informe-se sempre sobre a capacitação técnica de seu instrutor.

Rogério Muller – CREF 805-G/SC

Rogério Müller

Instagram: https://www.instagram.com/cursosrogeriomuller