Tecido Fascial – sabedoria, hipóteses, ciência!

Ago 18, 2021

Muito se tem falado sobre a fáscia, ou tecido fascial nos últimos anos. De algo tratado com pouca importância até poucos anos atrás, hoje virou o centro das contribuições de cientistas, estudiosos do movimento, profissionais da reabilitação, do treinamento, da massoterapia, estudos de cicatrizes, enfim, não temos como enumerar todos os campos em que a fáscia hoje é estudada.

Eu tenho uma relação muito interessante com este tema, uma vez que iniciei aos 11 anos de idade minha vida esportiva no atletismo, depois de tornar-me ciclista e seguir uma carreira profissional por muitos anos.

Mais tarde como profissional de Educação Física tem a oportunidade de trabalhar por 24 anos em escolas, com crianças a partir de 3 anos de idade. Vivenciei com isso as fases de desenvolvimento do motor de crianças e adolescentes.

Mas também atuei como treinador de atletas olímpicos, profissionais, o que me trouxe muito conhecimento sobre carga, desenvolvimento de força, resistência, lesões.

Além disso há 22 anos temos estúdio de Pilates e Treinamento Funcional, onde buscamos sempre a ideia de globalidade, de pensar o corpo por inteiro.

E também atuo na massagem ayurveda, indiana, que sempre nos trouxe um pensamento de globalidade, através dos meridianos, chakras, a ideia de que tudo está intimamente ligado, corpo e mente. Emoção e movimento.

O que quero trazer sobre tudo isso e que tem a ver com o título deste artigo?

Sou um tremendo defensor da ciência, do conhecimento, da comprovação das coisas. Mas não podemos esquecer que antes da comprovação, antes de iniciar qualquer pesquisa, já existe sabedoria, já existe um conhecimento empírico.

O que a fáscia tem nos trazido com os estudos atuais é incrível, mas também é incrível pensar que através de estudos de ressonância magnética, de análise de calorimetria, com testes de supervisão de bioenergia, na verdade estamos confirmando muitos dos conhecimentos milenares dos povos orientais , como chineses, indianos, japoneses.

Hoje os trilhos anatômicos, ideia comprovada pela dissecação do grande professor Thomas Myers, nos apresenta 12 linhas de fáscias que comprovam em quase 100% a ideia dos meridianos da terapia chinesa e indiana.

Estudos da fáscia tem comprovado a eficiência de métodos como a acupuntura milenar.

O pensamento atual de globalidade fascial também comprova a eficácia e assertividade do alemão Joseph Pilates no seu método.

O trabalho sério com tratamento de drenagem linfática pós operatória e outros tratamentos de cicatrizes e suas aderências hoje se baseiam em evidências comprovadas no estudo do tecido fascial.

Vamos nas semanas próximas tratar aqui de vários assuntos relacionados ao tema Fáscia, trazendo até vocês o que tem de mais avançado hoje em estudos pelo mundo.

Mas hoje queria deixar aqui a seguinte reflexão:

Existem sabedorias em tudo o que fazemos e observamos com atenção, olhando com atenção nossos clientes e pacientes, observando os resultados que acontecem;

A partir desta observação podemos criar hipóteses para responder a estas evidências práticas que observamos;

Por fim a ciência estuda as hipóteses e as comprova ou não.

Como é lindo este processo de aprendizagem que não tem fim, pois jamais podemos dizer que já sabemos tudo.

Como é lindo estudar.

Como é linda a ciência e nossa busca por mais entendimento deste mundo incrível que é o corpo humano.

Rogério Luis Muller

CREF 000805-G / SC

Rogério Müller

Instagram: https://www.instagram.com/cursosrogeriomuller