Dormência genital e assaduras

Jul 15, 2021

Dormência genital e assaduras

A questão da dormência nos genitais é até freqüente, e inclusive um estudo feito na Alemanha demonstrou que entre 58% a 70% dos homens num grupo de ciclistas sofriam deste problema após longas pedaladas.

Esta dormência está relacionada à pressão exercida sobre a região do períneo, dificultando a passagem de sangue nos vasos sanguíneos e comprimindo também os nervos genitais.

Para reduzir este problema é crucial em primeiro lugar um cuidado com os ajustes da bicicleta, principalmente em relação à altura do selim,  avanço do selim, e acima de tudo o grau de inclinação da ponta do selim.

Um selim muito alto em relação ao pedal, bem como muito colocado para trás ou com o bico muito levantado, colocará mais pressão na região em questão e favorecerá o aparecimento destes sintomas.

Outra coisa importante é a largura do selim, pois as pessoas não tem o quadril do mesmo tamanho, sendo portanto necessário que o selim tenha a largura adequada ao tamanho do quadril de cada indivíduo.

Em regra geral, o maior cuidado deve ser para que os ossos dos ísquios (ossos que podemos sentir abaixo das nádegas quando sentamos), estejam devidamente apoiados sobre o selim, para que a carga de apoio seja diminuída da região do períneo.

Um quadro muito comprido, ou avanço (mesa) do guidon muito longo, também irão favorecer que esta região sofra maios pressão, pois levam o ciclista a pedalar inclinados excessivamente para frente.

Portanto, é essencial que se faça um bike fit com algum profissional que realmente conheça do assunto.

O ideal também é durante treinos longos, pedalar de pé por alguns minutos, principalmente em terrenos muito planos, pois em casos de terrenos com várias subidas, já é normal o ciclista levantar do selim e assim aliviar a pressão.

Quanto às assaduras nas nádegas e na parte interna das coxas são as principais lesões que

afligem os ciclistas de longa distância. A melhor forma de evitar este problema é usando equipamento adequado, como bermudas com forros de boa qualidade, manter a higiene ideal da bermudas, lavando sempre a bermuda a cada pedalada.

Todos os cuidados referentes ao tamanho e posicionamento da bike também interferem no caso das assaduras.

Uma das causas das assaduras são as bactérias que entram na glândula e bloqueiam os poros. Alguns bermuda são feitas com material anti-bactericida que ajudam nesta prevenção.

Outras causas são pressão e a fricção. O aumento da pressão no selim (que acompanha o tempo da pedalada) impede que os pequenos vasos sanguíneos levem sangue para a pele, e esta recebe menos nutrientes. Isso causa uma fragilidade maior da pele, irritação nos poros e bloqueio dos mesmos, facilitando a proliferação de bactérias.

Assentos mal alinhados ou mesmo diferença de comprimento dos membros inferiores podem ser a causa de uma assadura somente em uma das pernas. Uma boa avaliação postural pode encontrar neste caso uma escoliose da coluna, desvios do quadril, encurtamento de pernas, o que levaria um ciclista a ficar sentado torto no selim, propiciando um maior contato entre a coxa e o selim apenas em um dos lados.

Algumas prevenções básicas contra as assaduras são:


Usar bermudas com material sintético que dissipe a umidade e com forro adequado;

manter-se limpo e sempre utilizar bermudas limpas e secas para minimizar a presença de bactérias;

não pedalar em distâncias muito maiores do que as que se está acostumado.

Ajustar a bike em todas as suas medidas em relação ao seu próprio corpo


No caso da assadura podemos minimizar o problema com alguns cuidados:


modificar os treinos diminuindo distâncias ou pedalando mais tempo de pé, até que diminua o problema

rever os ajustes da bike ou mesmo trocar o selim se este estiver muito danificado;

usar pomada à base de zinco, antibactericidas, ou vaselina, para diminuir a fricção;

se os problemas estiverem muito forte e freqüentes, seria ideal procurar um dermatologista para ver a possibilidade de algum tratamento específico para o seu tipo de pele.


Rogério Muler – Profissional de educação física

CREF 000805 -G

/SC

Rogério Müller

Instagram: https://www.instagram.com/cursosrogeriomuller