Dor Lombar - Movimento ou repouso?

Ago 05, 2021

A lombalgia ou dor lombar é uma queixa comum em todas as faixas de idade, sendo considerada hoje a maior causa de incapacitação no mundo, e também é o segundo motivo mais frequente de faltas no trabalho, de acordo com um estudo publicado no jornal médico The Lancet.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 7 em cada 10 pessoas, sentem ou vão sentir estas dores ao longo da vida.

Muitas são as causas destas dores, desde desvios posturais, hérnias discais, estenoses da coluna, muitas vezes causadas por traumas, mas em grande parte por falta de uma boa prevenção.

Devemos entender que a coluna vertebral, para ter saúde, necessita de músculos ao seu redor ao mesmo tempo fortes e flexíveis. Neste ponto só a atividade física bem orientada e mantida por toda a vida pode garantir esse estado adequado.

Muitas vezes a origem destas dores pode estar também no tecido fascial, um tecido que reveste todo o corpo, desde órgãos, músculos, tendões, ligamentos. Esse tecido pode tornar-se mais denso do que o ideal tanto por excesso de esforço quanto por sedentarismo e más posturas.

Exercícios executados com foco em mobilidade, como Yoga, Pilates, exercício funcional bem planejado, tem a capacidade de dar maior mobilidade e elasticidade a este tecido diminuindo muito a tensão sobre a região lombar, reduzindo e tratando estas dores.

Também é muito útil falarmos da liberação miofascial, uma espécie de massagem feita com as mãos ou com ferramentas e as vezes com isso de ventosas. Essa técnica, se bem aplicada, elimina dores, aumenta a mobilidade e nos traz conforto e leveza em nossos movimentos.

A fáscia tem sido nos últimos anos alvo de muitas pesquisas por todo o mundo e muito já se tem compreendido sobre ela. Em todos nossos movimentos e posturas ela tem participação, estando sujeita também a alterações de acordo com nossos padrões posturais e de movimento.

Uma vida sedentária com certeza é a maior causadora de dores lombares ao longo da vida, pois a falta de movimento faz com que as fibras de colágeno que compõem a rede fascial aglutinem-se de maneira desordenada. Com isso quando vamos executar um movimento nos sentimos presos, como se algo nos amarra-se.

Existem exercícios pensados de forma a trabalhar com as fáscias, buscando compreender cada corpo, cada história. Exercício não deve ser igual para todos, pois não somos todos iguais.

Muito se tem avançado neste campo e o que há tempos atrás era a principal indicação médica, repouso, hoje se sabe que não é a solução. Médicos que estão mais atualizados têm insistido com seus pacientes para que façam atividade física, bem orientada, com ajuda de um profissional capacitado.

Então tome uma decisão importante em relação à sua coluna. Chega de adiar o início de uma atividade física.

Busque um atendimento de qualidade e inicie hoje mesmo sua caminhada em direção à uma vida com maior qualidade de vida, com menos dor, com maior mobilidade e liberdade.

Nada vale mais que sua coluna.



Rogério Luis Muller

Personal Trainer – CREF 000805-G/SC



Rogério Müller

Instagram: https://www.instagram.com/cursosrogeriomuller