Avaliação Postural Global com foco na fáscia

Nov 24, 2020

Quando falamos em postura corporal, nos remetemos às técnicas antigas já estudadas, utilizando-se de simetrógrafos, fotos em perfis frontais, laterais, dorsais e demais observações de pontos anatômicos.

Sem dúvida isso é importante, mas não é tudo.

Nas últimas décadas foram vários os autores que se debruçaram sobre o corpo humano trazendo novos olhares sobre esta questão, buscando entender de que forma os desvios posturais são causados e como se instalam em nosso corpo.

Nesta busca, profissionais como Marcel Bienfat, Philippe Souchard, Leon Chaitow, Carla Stecco, entre outros, têm trazido grandes pesquisas e achados.

Mas certamente a figura que tem aberto um novo olhar para a questão postural e da biomecânica moderna se chama Thomas Meyers, pesquisador norte americano.

Meyers mostrou em seu livro Trilhos Anatômicos, como a fáscia está interconectada por todo o corpo humano formando 12 linhas que ele chamou de rotas miofasciais, comparando-as com trilhos de trem.

Ao estudarmos as ideias de Meyers percebemos que toda a postura estática, toda a sustentação corporal e todo movimento humano estão colocados sobre esta base fascial.

Com isso passamos a compreender melhor de que forma alterações em uma determinada região fascial acarretam tensões e consequentemente desvios em regiões bem distantes.

Como já afirmava Feldenkrais “a dor muitas vezes nasce longe do ponto da dor”.

Assim, por exemplo, ao estudarmos um ombro arqueado para a frente, podemos encontrar como fator gerador uma fáscia peitoral encurtada e demasiadamente tensa.

Outras vezes uma aproximação das costelas sobre o quadril pode ter como base uma aderência fascial em virtude de uma cirurgia abdominal.

Ou ainda, uma dor cervical pode ter origem em um conjunto de músculos e fáscias tensionados que estejam “puxando” a cabeça para a frente causando tensões em outros pontos que acabam forçados a sustentar esta postura contra a gravidade.

O estudo destas 12 linhas miofasciais propostas por Thomas Meyers certamente modificarão sua forma de pensar não só a avaliação postural, mas também trarão um outro olhar sobre a atividade física e o movimento humano.

Profissionais de musculação, personal trainers, instrutores de treinamento funcional, Pilates, Yoga ou treinadores de qualquer modalidade esportiva terão outra leitura sobre seu trabalho e com certeza aumentarão seus resultados abrindo os olhos a estes estudos.

Na área de terapia das dores, tanto fisioterapeutas como massoterapeutas, terão nos estudos da avaliação postural com base na fáscia, uma grande ferramenta que trará resultados ajudando a traçar o melhor protocolo de atendimento.

E para quem deseja atuar com maior acerto na técnica de liberação miofascial este é um tema que não pode faltar, pois é esta análise do tecido fascial que deve pautar a ação do terapeuta.

Te convido a mergulhar comigo nesta aventura que é o estudo da fáscia e sua atuação sobre a postura e o movimento.

Rogério Luis Müller

Profissional de educação física

REF 000805-G/SC

Rogério Müller

Instagram: https://www.instagram.com/cursosrogeriomuller